Sempre Alerta

Sempre Alerta

Ponto de partida...

Irmãs e irmãos Escoteiros,

Hoje dia 04 de novembro de 2011, estamos iniciando esse especial meio para proporcionar aos Escoteiros do Brasil e do mundo uma forma de laços fraternos tendo em vista a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Rio de Janeiro-RJ, Brasil, em 2013.

O Blog nasce independente das Instituições que estão diretamente ligadas ao evento. Desejamos estar juntos com a União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e com a Igreja Católica no intuito de contribuir com os Escoteiros do Brasil, bem como do mundo, na organização desse grande, espetacular e evangelizador evento que é a JMJ.

Contamos com a participação de todos na manutenção desse blog! Que possamos cada vez mais divulgar a presença dos Escoteiros na JMJ-Rio. A UEB ainda está entrando em contato com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, bem como com a CNBB para oficializar sua participação. Contudo, podemos fazer a nossa parte, divulgando a JMJ e unindo os Escoteiros que desde já tem no seu coração a vontade de participar efetivamente no apoio a JMJ.

É o começo, um primeiro passo.... Vamos avanteeee!!!!!

Sempre Alerta,

Que Deus nos abençoe!

terça-feira, 15 de maio de 2012

II Carta aberta as Escoteiras e Escoteiros do Brasil


MAIS UMA

Escoteiros, avante! JMJ à vista!
Belo Horizonte, 24 de março de 2012
Dia de São Turíbio, grande evangelizador da Ámerica

            Caras irmãs e irmãos escoteiros,

Na Jornada Arquidiocesana da Juventude em Belo Horizonte - MG
            Venho mais uma vez expressar meus pensamentos, desejos, intenções, paixões e quase desilusões com respeito a participação dos Escoteiros na Jornada Mundial da Juventude, Rio 2013. Peço desculpas desde já por algum equívoco de comunicação ou de qualquer outra coisa que não influenciou minhas palavras possivelmente por desinformação minha ou por não está diretamente envolvido. Da minha parte, como chefe assistente Escoteiro de um simples Grupo de Minas Gerais, só me cabe expor o que vejo, como um jovem também apaixonado pelo Movimento, pela Igreja e particularmente pela Jornada Mundial da Juventude.
            Estive em Sidney (Austrália) em 2008 para a JMJ naquela “região” do Mundo, e meu carinho especial com a JMJ que realisar-se-á em Rio de Janeiro, chama-me muita atenção e responsabilidade. Tal compromisso se baseia por um desejo imenso de gratidão e retribuição para com a minha participação na JMJ-Sidney, além de sem-número de pessoas que contribuíram com minha ida. Superando tais sentimentos, tenho profunda fé e esperança que tal Evento pode promover e muito o Movimento Escoteiro, no qual confio de sobremaneira que este é uma grande ajuda para o desenvolvimento quase que integral do jovem de hoje. Por mais que o ME tenha seus limites e não substitua de maneira alguma a Família e a Escola, sabemos do extremo diferencial que nossos jovens têm em comparação com outros que não participam do ME.
            Dito isto, só poderia me expressar de uma única maneira quando de diversas formas procuro obter informações sobre a Participação do ME na JMJ, a qual não é apenas um desejo só somente meu, mas de outros tantos chefes e membros juvenis participar desse evento ativamente como voluntário. Sei também dos meus limites. Repito o que disse anteriormente em outra carta que não tenho ambições de qualquer função, até mesmo porque sou um chefe que está há pouco em Minas Gerais e não conheço a realidade daqui tamanha para assumir qualquer posição em meio às atividades relacionadas à JMJ. Mas tenho uma “bela” (ainda) força de vontade e iniciativa para me “jogar”, “doar-me” a esse encontro até o limite do “entusiasmo” de outros chefes que lideram a participação dos Escoteiros nesse grande Evento.
            Alegrara-me quando escolheram o Torricelli para liderar os Escoteiros e espero que esteja fazendo um ótimo trabalho desde já. Contudo, mesmo com atividades correlatas do ME com a Igreja que desempenho em Belo Horizonte, estou quase me desiludindo com a falta de informação e de movimentação aberta. Sei que deve está acontecendo alguma coisa; algo está sendo preparado, mas custa promover as ideias desde já?
            Minha simples carta não é para criticar, mas apenas expor meus pensamentos. E espero que seja um estimulo para uma melhor socialização do que está ocorrendo sobre assuntos que dizem respeito a JMJ e promover, quem sabe, um debate sobre nossa participação. Expresso com carinho e demonstro com sincero desejo de que a integração do ME na JMJ e a própria organização da JMJ obtenha um êxito especial, ultrapasse as expectativas mais otimistas de nossa atuação e transponha barreiras inimagináveis de sucesso tanto para o ME quanto para a JMJ. E é claro, óbvio e evidente que a finalidade para tal realização é a promoção do desenvolvimento daqueles que podem ser atingidos por nossas ações, desde as crianças (lobinhos) até os jovens pioneiros e os próprios chefes adultos.
            Creio, ainda tenho fé, almejo uma esperança que não desapareça com o tempo, e é por isso que escrevo mais uma vez e tento dialogar com outros chefes sobre a JMJ. Novamente: reconheço os meus limites e sei que são muitos. Dizemos: “se não podes fazer nada, não proponhas”. O que eu posso fazer, estou tentando, fazendo-me ouvir e colocando-me a disposição. E espero, como disse, um “entusiasmo”... consciente, responsável e de coração dos chefes dirigentes para quem sabe contribuir nos meus limites com esse grande Jamborre scout-JMJ.
            Próximo dia 01 de abril ocorrerá a Jornada Arquidiocesana da Juventude, na qual novamente estarei presente. Como cristão e Escoteiro, estarei fazendo a minha parte para “um mundo melhor”.

            Saudações escoteiras,
            Sempre Alerta!

Hugo M. M. Galvão
Ch. 46 GELAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário