Base 1 - Grande
Jamboree - Jornada Mundial da Juventude
Aplicado no Grande Jogo
|
A base ocorreo no espaço da Igreja! |
Distrito de Belo Horizonte-MG
abril 2012
Caríssimas Escoteiras e Escoteiros, Sempre Alerta!
Esperamos que com essa instrução realizem esta base da melhor
maneira possível. Como dizem os Lobinhos: “Melhor Possível!”.
Esse JOGO exigirá de vocês rapidez, compreensão lógica,
intuição, trabalho em equipe, conhecimento em geografia, MUITA atenção, paciência
e perseverança. Sigam os passos e Bom Jogo!
1- Digite a senha no notebook (vocês têm 1 min.)
a) Dica: São apenas 3 letras e está relacionada
ao nome da base.
2- Assistam ao vídeo (3 min.)
3- Façam o que ele pede
4- Organizar e estruturar o jogo (5 min.) – Ao terminar cada
fase pedir ao chefe o próximo envelope.
6- (30 seg.)
5- (30 seg.)
6- RECEBA o CONVITE. Guarde-o e leve para casa. Não precisa
abri-lo agora.
MUITO IMPORTANTE: Os chefes estarão apenas
para orientar vocês caso seja necessário. Quanto mais o chefe falar informações
para vocês, menos pontos a patrulha ganhará. É fundamental que vocês consigam
fazer tudo que pede a Base sem ajuda do chefe. Os chefes marcarão o tempo.
|
No Grande Jogo |
ATENÇÃO
REGRAS DO JOGO
Em 5 minutos terão que:
FASE (1)
|
GJ ativo: montando o mapa |
Montar um Mapa do Mundo sobre o TNT com as figuras geométricas da
Base, da melhor maneira que possa identificar o país ou continente com o
desenho que ele possa representar.
OBS: Cuidado com as peças. Se elas sofrerem algum problema
(rasgo, corte, sujeira) a patrulha perderá ponto.
FASE (2)
Sobrou tempo: identificarão cada país onde foi realizado a
Jornada Mundial da Juventude e onde será a próxima. (cada pessoa da patrulha ficará
em um país, em cima da peça. Se Não tiver escoteiros suficiente, podem usar o
coração).
OBS.: Quanto mais países identificar, mais pontos terá a
patrulha. Ficar no lugar aproximado onde deveria está o país no qual aconteceu
a jornada.
FASE (3)
Ainda tem tempo? Dê uma sugestão para a União dos Escoteiros do
Brasil de como os Escoteiros poderão participar da JMJ.
OBS.: Coloque o nome e grupo da Patrulha, assina o monitor com nome legível e coloque na
caixa ME-JMJ.
FASE (4)
Devolver as peças no devido lugar.
Pegue o CONVITE (Não precisa ler agora!)
Sempre Alerta!
Grande Jamboree -
Jornada Mundial da Juventude
FASE (2)
Sobrou tempo: identificarão cada
país onde foi realizado a Jornada Mundial da Juventude e onde será a próxima.
(cada pessoa da patrulha ficará em um país, em cima da peça. Se Não tiver
escoteiros suficiente, podem usar o coração).
h)
i)
j)
k)
l)
m)
n)
OBS.: Quanto mais países identificar, mais
pontos terá a patrulha. Ficar no lugar aproximado onde deveria está os países
no qual aconteceram as Jornadas e a próxima.
Grande Jamboree -
Jornada Mundial da Juventude
FASE (3)
Ainda tem tempo? Dê uma sugestão
para a União dos Escoteiros do Brasil de como os Escoteiros poderão participar
da JMJ.
OBS.: Coloque o nome e grupo da Patrulha, assine
o monitor com nome legível e coloque na caixa ME-JMJ.
Grande Jamboree -
Jornada Mundial da Juventude
FASE (4)
Devolver as peças no devido lugar.
Pegue o CONVITE (Não precisa ler agora)
|
GJ ativo: assistindo ao vídeo |
Sempre Alerta!
CAROS CHEFES:
O jogo consiste:
1- Assistir um vídeo;
2- Montar um Mapa do
Mundo;
3- Localizar os países
onde aconteceu e acontecerá as Jornadas Mundiais da Juventude (Fase 2);
4- Tirar duas fotos da
patrulha no mapa;
5- Deixar uma sugestão
para a UEB (Fase 3);
6- Devolver as peças
no devido lugar.
Praticamente o que
vamos fazer é:
a) Organizar o lugar
onde vai acontecer a atividade (lembrar dos pontos cardeais);
b) Marcar o tempo de cada patrulha;
c) Passar as
instruções de cada fase do jogo;
d) Orientar a patrulha
durante a montagem do Mapa, se eles quiserem e tiver difícil para eles;
e) Entregar o CONVITE.
OBSERVAÇÕES:
1.1.
– O vídeo fará uma “Propaganda” da JMJ e terá as informações da
primeira fase do jogo
2.1 - Poderemos auxiliar na montagem do
mapa, mas quantos menos informações dermos para eles concluírem o mapa, melhor
pontuação poderemos dar para a Patrulha. Depois de 5 min, se não terminarem,
pode dar mais 1 min. De tolerância e passar para a fase (3). Com isso a
patrulha não faz a fase (2) e perde ponto.
Sugestões de apoio caso a patrulha após 2
min. Não consiga fazer nem a metade do mapa:
a)
O chefe poderá dizer: “distante”, “próximo” ou “completo”
dependendo do lugar onde está cada peça.
b)
Caso ainda esteja difícil, falar as dicas:
- As cores
representam os continentes que estão representados no símbolo das Olimpíadas;
- A terra é
separada por águas em três grandes partes. Duas grandes e uma pequena;
- Entre a América
do Sul e a do Norte tem um pequeno espaço de terra chamada de América Central;
- Na Europa um dos
Países mais importante é uma Ilha que é compreendida por outros 3 países.
- Entre A Ásia e a
África tempo o Oriente Médio.
- A Oceania fica
distante praticamente de todo o mundo e no sul.
3.1. Dicas dos países:
1 e 4 Roma (1986 e 2000) - ITALIA
2 Buenos Aires (1987) - ARGENTINA
3 Santiago de Compostela (1989) - ESPANHA
5 Czestochowa (1991) - POLÔNIA
6 Denver (1993) – ESTADOS UNIDOS
7 Manilla (1995) - FILIPINAS
8 Paris (1997) - FRANÇA
9 Toronto (2002) - CANADÁ
10 Colônia (2005) - ALEMANHA
11 Sydney (2008) - AUSTRÁLIA
12 Madri (2011) - ESPANHA
13 Rio de Janeiro (2013) - BRASIL
a)
Usar o mesmo sistema do “distante”, “próximo” ou “completo”.
b)
Os membros devem ficar em cima do lugar aproximado de cada país.
c)
5 membros vão ter que ficar em cima da Europa tem que caber
todos (ou colocar o coração, mas não pode pisar nele). [o coração representa um
membro da patrulha, mas só pode ser usado se faltar membros).
d)
A Polônia tem que ficar entre a Europa e a Ásia
e)
As Filipinas é a Menor peça do Mapa. Se quiser pode começar
ajudando eles, por essa peça, localizando-a facilmente.
4.1 – Aproveitar para tirar fotos deles
montando, mas ao menos 2 eles em cima do Mapa.
5.1 – É importante eles escreverem algo que
passou na cabeça deles sobre a Jornada, principalmente como os escoteiros
deveriam participar da JMJ. Se não der nada na cabeça, pode ser uma sugestão, elogio
ou opinião.
6.1 – Lembrar a eles de devolver as peças
no lugar onde pegaram e ver se aconteceu algum problema com elas. Se sim a
patrulha perde ponto.
http://youtu.be/mXJ68RuUl3s
GRANDE
JOGO 2012 – DISTRITO DE BELO HORIZONTE
21 de abril de 2012
Base 1 - Grande
Jamboree - Jornada Mundial da Juventude
SUGESTÃO DA PATRULHA: _____________________
GRUPO:
_______________________________________
MONITOR: ____________________________________
TEXTO:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Base 1 - Grande
Jamboree - Jornada Mundial da Juventude
FICHA DE
ACOMPANHAMENTO DE PONTUÇÃO – CHEFES
|
Patrulha/Grupo/OBS.
|
Mapa (Ma)
|
Países (Pa)
|
Sugestão (Su)
|
Peças (problemas) ((Pe)
|
Total
|
Pontos-cor
|
|
|
C
|
P
|
N
|
C
|
P
|
N
|
C
|
N
|
M
|
P
|
Ma+Pe+Su-Pe
|
|
|
1
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
5
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
7
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
8
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
9
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
10
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
11
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
12
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
13
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
15
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
17
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
C (Cumpriu sem
ajuda - 10); P (Cumpriu com pouca ajuda - 7); N (não cumpriu - 0); M (Muita - 3);
P (pouca - 1)
NOME DO CHEFE:
_________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário